Dieta Atkins ou dos Carboidratos

Dieta dos Carboidratos ou Atkins



Como funciona a Dieta dos Carboidratos ou Atkins?

Dieta dos Carboidratos ou Atkins







Os princípios da Dieta dos Carboidratos ou Dieta Atkins é a drástica redução dos carboidratos, pois acredita-se que ao excluir essa principal fonte de energia do nosso organismo, o corpo é forçado a utilizar as reservas de gordura como fonte de energia e, assim, ocorre à perda de peso.
A dieta dos carboidratos foi desenvolvida pelo cardiologista Robert Atkins, por isso a dieta tornou-se conhecida mundialmente como Dieta do Dr. Atkins.
O cardápio da dieta é composto principalmente por proteína e gordura na forma de carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos.
A Dieta dos carboidratos recomenda que seja realizada em um processo de quatro fases:
Indução: Durante 2 semanas estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.
Perda de Peso Contínua: O objetivo dessa fase é descobrir o quanto de carboidratos pode-se comer e ainda perder peso, por isso a quantidade de legumes pode ser aumentada. Essa etapa dura até que se esteja de 3 a 5 quilos de seu peso ideal.
Pré Manutenção: Nesta fase se descobre o quanto de carboidrato pode comer sem ganhar peso. Dez gramas de carboidratos podem ser adicionados por dia. Esta fase dura de 2 a 3 meses.
Manutenção: O objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos nas fases anteriores, com cerca de 100 gramas de carboidratos por dia.

Vantagens da Dieta dos Carboidratos ou Atkins

- As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade.
Não há limitação de quantidade de alimentos a serem consumidos, somente os tipos de alimentos são restritos.
Redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, ocorre perda de massa também.

Desvantagens da Dieta dos Carboidratos ou Atkins

- Com o consumo drasticamente limitado de carboidratos, ingestão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que são de 55 a 75% das calorias totais do dia, o organismo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.
- Os adeptos da dieta também ficam expostos a quadros de tonturas, fraqueza e desmaios, e frequentemente são acometidos por constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.
- Em virtude do grande consumo de alimentos protéicos, a quantidade de gorduras saturada e colesterol é elevada ao ponto de contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL - colesterol) e favorecer a ocorrência de problemas cardiovasculares.
- O excessivo consumo de proteínas pode também ocasionar sobrecarga renal e, se mantida a longo prazo, há o risco do desenvolvimento de insuficiência renal.

Dieta dos Carboidratos ou Atkins


Dúvidas Frequentes: 

  • Aprenderei a me alimentar corretamente?
    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: A rotina alimentar desta dieta é de extremos. Você reduz drasticamente o consumo de carboidratos e ingere proteínas e gorduras em excesso. Ou seja, você não aprende a se alimentar com qualidade e equilíbrio.
  • É fácil de seguir?
    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: A Dieta do Carboidrato está no grupo das dietas restritivas. Além disso, você deve ficar atento às fases da dieta para seguir corretamente.
  • O que terei a minha disposição?
    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Na Dieta do Carboidrato, você conta com a lista de regras das fases da dieta. No entanto, você não tem ferramentas que te possibilitam acompanhar de perto sua evolução durante o emagrecimento e nem se você está conseguindo fazer isso da maneira adequada, ou seja, com saúde.
  • Farei a dieta sozinho?
    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Normalmente quando você faz uma dieta da moda, como a Dieta do Carboidrato, você faz tudo sozinho. Você até começa com certa empolgação, mas tem dificuldade de se manter firma, já que a privação dura muito tempo.
  • Quem irá me acompanhar?
    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Embora, tenha sido criada por um médico, Dieta do Carboidrato, assim como a maioria das dietas da moda, é normalmente feita sem o acompanhamento contínuo de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação.
  • O que vou comer?
    Dieta dos Carboidratos ou Atkins: Na Dieta do Carboidrato você come proteínas e gorduras em excesso e ingere carboidratos em escassez, o que é arriscado para sua saúde, pois, não fornece uma quantidade balanceada de nutrientes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suplementos para Mulheres

Quer secar a barriga e eliminar Celulite? Herbalife Nutrition - A Associação dos chás cavalinha e chá verde.Chá de cavalinha: ajuda a emagrecer e reduz celuliteEste cházinho poderoso é rico em substâncias que funcionam como diuréticos e também em silício, mineral que melhora a saúde da peleConheça os benefícios da chá de cavalinha para a saúde. Dar um basta na temida celulite não é nada fácil. Já está mais do que comprovado que para reduzir ou eliminar o aspecto "casca de laranja", é fundamental investir na prática regular de atividade física, além de tomar cuidado com os alimentos ingeridos. O chá de cavalinha é um destes alimentos “parceiros” que não deve ficar de fora do cardápio. A cavalinha contém silício, um mineral essencial para estabilizar o colágeno e melhorar a saúde da pele. “Consumir o chá de cavalinha contribui para a melhora do aspecto da celulite, mas sua ingestão deve ser associada à uma alimentação adequada”.O chá também é um poderoso aliado do emagrecimento, isto porque é rico em saponinas e flavonoides, que funcionam como diuréticos. “O chá de cavalinha ajuda na redução de inchaço e eliminação de toxinas”, explica a nutricionista.Chá de cavalinha + chá verdeCom o intuito de exterminar de vez a celulite e dar uma turbinada no emagrecimento, muitas pessoas investem no consumo do chá de cavalinha aliado ao chá verde, a combinação pode, de fato, ser positiva."O chá verde tem efeito termogênico(de acelerar o metabolismo). Associado à cavalinha temos efeito termogênico e ao mesmo tempo diurético, o que estimula o emagrecimento”.Entretanto, vale o alerta: o chá verde não pode ser consumido por quem tem hipotireoidismo, por isso, o ideal é consultar um nutricionista antes de tomar as chás.Modo de preparo e consumoPara preparar o chá de cavalinha, basta ferver 200ml de água e acrescentar 1 colher de sopa da folha. No caso do consumo combinado com o chá verde, coloque meia colher de cada erva. Depois, desligue o fogo, abafe por 5 minutos, coe e sirva.O ideal é consumir duas xícaras do chá de cavalinha por dia, uma de manhã e outra à tarde. A bebida poderosa não deve ser consumida por gestantes, pessoas que têm pressão baixa, insuficiência renal e por aqueles que usam medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos. Vale ressaltar que, em excesso, o chá pode levar à irritação gástrica e urinária.

Desafio Almoço Herbalife Nutrition